Critérios para publicação


A seleção de textos a serem publicados no Selet@ Literári@ é pautada nos seguintes critérios:

  • somente serão publicados textos produzidos por discentes e servidoras/es do Ifes Campus São Mateus, sendo também aceitas produções livres, não vinculadas a nenhuma ação pontual realizada na escola e não submetidas a apreciação para publicação em outros meios que exijam exclusividade;
  • caso sejam textos oriundos dos concursos literários realizados no campus, deverão ter recebido mínimo de 7 pontos (7/10) quando da avaliação pela banca examinadora;
  • caso sejam textos oriundos de atividades em sala de aula (saraus, exposições, composições variadas) ou de oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa, deverão ser encaminhados pela/o docente da área de Linguagens responsável, já devidamente revisados;
  • casos omissos serão conduzidos, de acordo com cada especificidade, pela Coordenação deste blog, podendo ser necessário apoio do corpo docente da área de Linguagens;
  • Todos os autores deverão preencher e assinar o TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO dos seus textos, enviando esse documento para a Coordenadoria de Biblioteca (biblioteca.sm@ifes.edu.br);
  • No caso de textos encaminhados por docentes, é responsabilidade delas/es a orientação de preenchimento e assinatura e a coleta do Termo de Autorização mencionado.

São gêneros narrativos já trabalhados em atividades do nosso campus, e que podem ser publicados:

  • ARTIGO DE OPINIÃO: é um texto argumentativo onde o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público, apresentando argumentos sobre o assunto abordado. O escritor, além de mostrar o seu ponto de vista, deve sustentá-lo com argumentos coerentes.
  • CONTO: é uma narrativa usada por muitos autores, desde o século XVI, que se caracteriza por reunir conflito, tempo, espaço e número reduzido de personagens. O narrador, nesse tipo de narrativa, funciona como o elemento organizador do texto, além de ser o intermediário entre a história e o leitor.
  • CORDEL: poema produzido, em geral, oralmente, e depois impresso em pequenos folhetos, ilustrados com xilogravura. O nome desse tipo de poema se deve ao modo tradicional de expor os folhetos, isto é, pendurados em cordel (corda fina) ou barbante.
  • CRÔNICA: é uma breve narrativa, muito presente em livros, jornais, revistas, portais de internet e blogs, destacando-se por abordar aspectos do cotidiano. 
  • DOCUMENTÁRIO: é um gênero do cinema que tem como objetivo a apresentação de uma visão da realidade por meio da tela. Pode apresentar argumento, sinopse e roteiro. Embora tenha uma relação bem próxima com o jornalismo, não se limita a este, pois o documentário, além de oferecer um discurso que busca ter acesso ao real, também é marcado por subjetividade.
  • FANFIC: é a versão reduzida da palavra fanfiction, que significa literalmente “ficção de fã”, em livre tradução. O termo foi criado para designar uma tendência narrativa que surgiu no final da década de 1960 e se popularizou com o advento da Internet.
  • HAICAI: poema de origem japonesa (hai: brincadeira, gracejo; kai: harmonia, realização) que contém 3 versos, podendo apresentar um estrutura tradicional (1º. verso: 5 sílabas poéticas; 2º. verso: 7 sílabas poéticas; 3º. verso: 5 sílabas poéticas) ou mais moderna, cuja composição é livre.
  • MEMÓRIAS LITERÁRIAS: são textos, cujo autor narra suas memórias de um modo literário, isto é, buscando despertar emoções estéticas no leitor, procurando levá-lo a compartilhar suas lembranças de uma forma vívida. Para isso, os autores usam a língua com liberdade e beleza, preferindo o sentido figurativo das palavras, entre outros aspectos.
  • MICROCONTO: ou miniconto, ou nanoconto é uma espécie de conto muito pequeno, geralmente com uma ou duas frases transmitindo uma reflexão ao leitor. Essa produção tem sido associada ao minimalismo, em que mais importante que mostrar é sugerir, deixando ao leitor a tarefa de "preencher" as elipses narrativas.
  • POEMA: é a composição formal, constituída de versos e outros recursos, como: rimas, aliteração, assonância e ritmo. Pode ser construído por uma ou mais estrofes e conter um eu-lírico. 

Comentários

Postagens mais visitadas