Trio tropical da alegria

 Autor: Clovis Roberto Fachetti Netto (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
Orientação e revisão textual: Adriana Pin (Professora de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa)

O lugar em que vivo é uma ilhazinha tropical com bastantes ventos e dias quentes de sol, onde o fruto do lazer de muitos é simplesmente passar horas se divertindo e relaxando na praia. A Ilha de Guriri é o bairro mais populoso do município de São Mateus, Espírito Santo, e conta com um grande centro na parte litorânea, onde encontramos todos os tipos de comércios, como bares, restaurantes, lanchonetes, bancos, barbearias, supermercados etc. Na orla da praia, também temos um grande calçadão com passarelas que vão direto à areia da praia.

Sendo a principal atração turística da cidade, o verão da ilha atrai diversas pessoas de outras cidades do Espírito Santo, como também da Bahia, Minas Gerais e outros estados. Além de Réveillons históricos que já tivemos, nosso carnaval é reconhecido nacionalmente devido à tamanha proporção que toma. Claramente em tempos sem pandemia, o principal marco destes e de outros eventos que ocorrem durante o ano são os trios elétricos que andam pelo centro tocando música. Porém, o uso destes infelizmente é ameaçado e julgado injustamente por uma parte das pessoas da cidade, sendo que os trios são muito benéficos e importantes para os comerciantes, artistas locais e para as pessoas que vão às ruas se divertir.

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação, mais de 200 mil pessoas passaram pelo bairro durante o evento de Réveillon 2019/2020, o que consequentemente impulsionou a economia local como nunca visto antes. De donos de restaurantes até vendedores ambulantes em situações de baixa renda conquistaram seu sustento para meses ou conseguiram pagar dívidas pendentes.

Pela mesma razão, outro grupo muito beneficiado pelos shows dos trios elétricos são os artistas locais, regionais e nacionais que conseguem a chance de se apresentarem para milhares de pessoas. Todos os anos são contratados diversas atrações musicais para entreter a multidão, sempre com a segurança da Polícia Militar e equipes particulares durante os dias de festa. Junto dos artistas, suas equipes de staff também são remuneradas pelo apoio dado.

Por fim, os turistas e locais que vão às ruas são os que mais aproveitam desse tipo de show móvel, até mesmo com o sol pocando de quente, pois além da própria diversão envolvida em dançar e caminhar junto ao trio elétrico, podemos analisar essa atividade como um exercício físico. Toda essa dinâmica pode despertar nas pessoas a vontade de se exercitar e enxergar os benefícios que isso traz para sua saúde.

Por outro lado, temos pessoas que já veem os eventos com trios elétricos como algo maléfico para nossa cidade. Afirmam que o investimento realizado para as festas deveria ir para outros setores como educação, saúde, infraestrutura, entre outros. Além disso, outras críticas são a respeito da criminalidade, do vandalismo e do tráfico de drogas que acabam tendo um aumento em seus números durante o período de festas.

Levando em conta um exemplo próximo: meu pai, com a minha idade, se divertia junto de seus amigos nos verões Guriri com trios elétricos desde a década de 90. Assim, devemos considerar esse tipo de festa como parte da história de São Mateus. Basicamente é a principal atração turística da cidade durante essa época do ano. Tamanha é a influência positiva sobre o turismo e a economia do município. Não é algo que se pode tirar de nós, moradores, e dos turistas por conta de problemas já existentes durante todo o ano em nossa cidade.

Contudo, precisamos da ciência de que esse impasse não pode ser resolvido apenas ignorando as contradições dessas festas. É um tema no qual a administração do município deve escutar, pesquisar e analisar sobre os prós e contras desses eventos, como também a respeito do investimento equitativo nos diferentes setores da cidade. Desta forma, com o policiamento completo e efetivo da polícia militar, seguidamente do estudo por parte do governo da cidade, teremos a segurança necessária para realizar os eventos com trio elétrico e uma maior parcela da população satisfeita.

Desse modo, os dias de dança, amizade, festa e música dos trios elétricos continuariam sendo fruto de alegria dos nossos verões tropicais, fazendo com que todos que venham para a Ilha de Guriri sintam prazer em estar vivo e agradeçam por cada dia presente neste lugar mágico.

Comentários

Postagens mais visitadas