No meio do caminho tinha uma pandemia

Eis que chega, enfim, a 7ª. edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), em 2021, num contexto bem diferente das anteriores: pandemia, ensino remoto, medo, morte, incerteza, falta de recursos, ... diferenças sociais de um Brasil ainda mais desigual, acentuadas principalmente a partir de quem pode ter acesso ou não à internet e aos dispositivos digitais. Contudo, como disse o grande poeta português, Fernando Pessoa, “navegar é preciso”, mesmo que por “mares nunca dante navegados”, diria nosso poeta-mor da “Flor do Lácio”, Camões; mares estes, agora virtuais, bem longe da sala de aula, do contato direto, em que era possível ouvir a pergunta do aluno e ao mesmo tempo fazer a leitura e a interpretação da sua expressão facial, do seu olhar, muito importantes para qualquer resposta.


Depois de mais de um ano trabalhando na modalidade de ensino remoto e tendo passado por muitas dificuldades, como ter que aprender a utilizar muito rápido recursos digitais, é chegado o momento de começar a oficina de artigo de opinião. Como protagonistas, duas turmas: os terceiros anos dos cursos Técnicos em Mecânica e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio. Como coadjuvantes: Google Sala de Aula, Moodle, Whatsapp, Google Meet..., celulares, tablets, notebooks...


Começamos a navegar, lendo notícias e artigos de opinião do caderno Virtual de Aprendizagem da OLP, de páginas calmas e profundas. Lembramos nossos feitos heroicos nas edições olímpicas passadas, como numa epopeia à brasileira, cuja nau, neste momento, foi guiada por um certo capitão convidado, chamado Abraão. Isso encorajou muito nossos marujos a seguirem o mapa, utilizando a bússola da progressão textual: descrição do lugar onde se vive, a apresentação do problema e da questão polêmica, a tomada de posição pelo autor do texto, a apresentação dos argumentos e dos contra-argumentos, o apontamento de uma alternativa para se tentar elucidar o problema, reafirmando o ponto de vista defendido e transformando o mundo com palavras. 


E tecendo textos e temas diversos da nossa histórica São Mateus, escrevendo e reescrevendo, tendo como conectivos as estrelas, cada estudante construiu seu percurso, formando uma constelação de artigos de opinião que agora brilham e se refletem em terra firme, neste Selet@ Literári@.

Autora: Adriana Pin (Professora de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa)

Clique no marcador "Artigo de opinião" e confira os textos desse gênero 

publicados aqui no Selet@ Literári@!

Comentários

  1. Parabéns à biblioteca e aos professores de Língua Portuguesa e Literatura do Ifes - Campus São Mateus por este significativo trabalho de criação e manutenção do blog Selet@ Literári@, que tanto valoriza e promove a visibilidade dos textos produzidos por nossos estudantes!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas