A velha do quebra-molas

Autor: Lucas Calegari Tavares (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
Texto classificado em 4º lugar na etapa de seleção para a OLP 2012, e publicado no livro Versos e Prosas, 2015. 
Orientação e revisão textual: Adriana Pin (Professora de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa)

Nesse balanço do ônibus se vê de tudo: figuras, casos, mas, principalmente, gente. 

Um dia desses, em que ia à escola de ônibus, percebi uma coisa; poderia ser no próprio ônibus, mas não. Foi lá fora. E vi uma coisa que me intrigou muito: uma velha. Não era uma velha qualquer, ela tinha a dor e o cansaço nos olhos, de uma vida pesada que teve. E eu me pergunto: porque eu escrevo sobre ela? Porque sempre está no meu caminho da escola e no de muita gente, no quebra-molas da estrada. Um lugar sensacional, porque todo mundo quase para no quebra-molas, ou seja, na frente dela, e ela vê todos que passam, todos que trabalham, todos que estudam, todos que andam à toa, todos no lugar onde eu vivo. 

E para ela talvez não tenha sentido nenhum, ou muito sentido, porque para uma velha que sofreu muito na vida, para ela, o sentimento de ser vista e percebida deve ser enorme e pelo menos comigo, ela conseguiu, chegando ao ponto de fazer parte da minha crônica.

Comentários

Postagens mais visitadas