Cara e estimada Paula

Autora: Emanuelly Conceição da Silva (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
Texto inspirado na obra "Apaixonada por palavras", de Paula Pimenta, participante do Concurso Literário 2022 do Ifes Campus São Mateus.

Cara e estimada Paula,

Após as poucas, porém agradáveis horas em que estivemos juntas, não pude impedir a rebeldia do meu próprio pensamento, que em livre e espontâneo arbítrio explodia e se fincava inteiro em você. Desde a nossa curta despedida, me pego repassando os momentos do fim de noite, me questionando sobre você fazer o mesmo. Não me sentindo menos realizada se não o fizer.

Beira o cômico perceber que, a esse tipo de coisa, só encontramos quando não estamos interessados na procura. Porque foi assim que te encontrei, Paula. No humor desatento, como que andando no escuro e esbarrando na sorte. 

E me permito também  questionar a sua partida sendo tão banal quanto a chegada. Escapando pelo destino com a mesma facilidade que escapou pela porta. E pela segunda porta. E pela escadaria velha, sumindo rua abaixo com seu ar de pressa. Você deixaria a memória de uma aurora gentil assim como o pulôver cinza puído esquecido na cabeceira? Eu guardaria todos eles. Meus doces espólios melancólicos.

Hoje mais cedo, estive com Marjie ao telefone, que comunicou prontamente suas intenções de manter contato. Me deixa contente com a sua decisão, embora ainda receosa. Ela também comentou sobre sua participação no próximo encontro do clube, que não tarda muito. Contarei nos dedos os dias restantes!

No mais, apenas peço que não acabe espantada com o tamanho da minha empolgação. Se a tenho, é porque é fruto do conforto imensurável proporcionado por você madrugada adentro. Naquele momento, enquanto pairava a nossa volta apenas uma luz fraca e o sabor do ambiente frio, percebi em você a extensão do meu próprio corpo, das minhas próprias ações. Poderia um corpo sobreviver em pedaços? reduzido a membros dispersos e distantes uns dos outros? Pois, semelhante a isso, não me vejo viva longe da sua existência.

Confiarei a Marjie a entrega desta carta, torcendo por uma resposta. Que mantenhamos diálogo nas próximas semanas! Beijos e gentis abraços.

De seu mais recente e efêmero amor

E.

Monte Alegre, 18 de agosto de 1992.

Comentários

Postagens mais visitadas